ABA – Análise Do Comportamento Aplicada

Assinale alternativa que não apresenta um aspecto da relação entre a Análise do Comportamento e a atuação do professor: 
- Os comportamentos do professor e do aluno nem sempre têm causas, muitas vezes ocorrem de maneira espúria. 

A característica definidora da ___________ é a ________consistente dos princípios da Análise do Comportamento que é realizada para cada habilidade a ser ensinada ou comportamento desajustado a ser trabalhado. 
- Intervenção, aplicação.

Leia atentamente as afirmativas abaixo e assinale a opção correta, sobre os critérios do transtorno do espectro do autismo: 
I-     Déficits clinicamente significativos e persistentes na comunicação social e nas interações sociais, manifestadas de todas as maneiras seguintes. 
II-    Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades, manifestados por pelo menos dois dos itens. 
III-    Os sintomas devem estar presentes no início da infância, não podem se manifestar até que as demandas sociais excedam o limite de suas capacidades. 
- Estão corretas as afirmativas I e II. 

Assinale a opção que melhor explica a ABA: 
- é um modelo de explicação e modificação do comportamento humano baseado em evidências empíricas. 

O autismo infantil é um transtorno invasivo do _________definido pela presença de desenvolvimento anormal e/ou comprometido que se manifesta antes da idade de 3 anos e pelo tipo característico de desenvolvimento anormal em todas as três áreas de interação social, ___________e comportamento restrito e ____________. 
- desenvolvimento, comunicação, repetitivo.

Leia atentamente e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: 
(  )   Todo processo de extinção gera um aumento imediato na frequência do comportamento a ser extinto. 
(  )    A intervenção em ABA utiliza algumas dicas, estímulos suplementares, para ajudar no processo de aprendizagem. 
(  )    Na intervenção em ABA os comportamentos não adaptativos, tais como, agressividade e autolesão, comuns no repertório comportamental de crianças com diagnóstico de autismo, não são mantidos, já os comportamentos adequados, são estimulados através de reforçamento positivo. 
(  )   A medição direta é obstáculo ao bom andamento da intervenção, por meio de registros exatos, e frequentes do progresso da criança. 
- V,V,V,F.

Todo comportamento aprendido pode ser modificado seguindo 
- os processos de aprendizagem.

Assinale das alternativas a que NÃO apresenta uma das quatro características principais autismo: 
- Inicio precoce em 24 meses. 

O condicionamento operante é um tipo de aprendizagem 
- que se dá através das consequências.

O reforçamento _________é uma técnica que visa mudar a maneira de reforçar com base nas ___________. 
- diferencial, circunstâncias.

Comentários