Sobre o acesso e a permanência da pessoa com Necessidade Educacional Especial ao ensino regular, pode-se afirmar que:
- É crucial para o processo de inclusão, assim como a aprendizagem e a participação ativa desse sujeito.
De acordo com a lei nº 12.764/2012, são direitos da pessoa com TEA, exceto:
- O acesso ao programa de proteção a testemunhas de abuso.
São características que pode-se observar nos sujeitos com TEA:
Dificuldades na compreensão de metáforas e duplos sentidos;
Evitam contato visual;
Comportamentos motores repetitivos;
- Todas as alternativas estão corretas.
Possibilitar o acesso à escola e a permanência nela, independentemente da necessidade especial é uma responsabilidade:
- Da instituição de ensino
É relevante esse olhar diferenciado e ajustamento no modo de ensinar. Deve-se verificar a necessidade de um modelo de ensino que vai além da presença no âmbito escolar, encontrando um caminho para participação e aprendizagem efetiva do aluno com autismo. Considerando como ponto importante a presença, a participação e a aprendizagem, pode-se afirmar que tais conceitos são necessários para que haja plenamente a inclusão. Compreende-se sobre estes conceitos as afirmações a seguir, exceto:
- Participação: quantidade de experiências educacionais; tais como o engajamento do aluno em atividades segregadas.
Pode-se ter uma noção muito melhor da habilidade da criança para se comunicar e das suas habilidades verbais em mais longo prazo, também nessa época os testes tradicionais de inteligência começam a ser mais preditivos (o que também vale para crianças com desenvolvimento típico), embora ganhos e perdas no QI possam ocorrer posteriormente. Trata-se do período dos:
- 6 anos.
Brincar traz inúmeros benefícios para o sujeito com TEA. Dentre eles:
I – Auxilia no aprendizado da criança
II – Estimula uma gama de competências
III – Aumenta o índice de estresse do sujeito
- Apenas as alternativas I e II estão corretas.
Sobre Bullyng e provocação na escola, marque como Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as alternativas a seguir:
(__) Alguns dos fatores que predispõem crianças com TEA a provocações e bullying incluem suas dificuldades na leitura de pistas sociais e no manejo com o ritmo acelerado da interação social.
(__) Questões de linguagem podem ser um problema – dificuldades com linguagem mais sofisticada e figuras de linguagem podem causar confusão.
(__) Fatores que parecem aumentar o potencial para sofrer bullying incluem isolamento social e “esquisitice” social.
- V, V, V.
A respeito da Comunicação pelo uso de imagens, PECS, pode-se afirmar, exceto:
- Embora dependa do grau de severidade da criança, é um processo rápido.
A respeito do ensino de matemática para sujeitos com TEA, pode-se afirmar, exceto:
- O papel social da matemática é quase nulo, uma vez que estuda operações e cálculos que buscam resultados exatos.
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