Educação Especial e Inclusiva

De acordo com Di Palma, et al, (s/d, s/p) quando se trata da inclusão, deve-se considerar aspectos ligados a formação do professor. Com base nisso assinale a alternativa que corresponde ao pensamento deste autor. 
- O professor este deve estar preparado e seguro para trabalhar com o aluno com necessidade educacional especial.

Leia atentamente as questões abaixo e marque a alternativa correta, no que diz respeito a : Educação especial e a Educação infantil: 
I – Educação pré-escolar para alunos com necessidades especiais: para Zacharias (s/d, s/p) a validade da educação especial se justifica na certeza da importância da educação para todos. 
II – Crianças com necessidades especiais são aquelas que, por alguma espécie de limitação requerem certas modificações ou adaptações no programa educacional, a fim de que possam atingir seu potencial máximo. 
III – A educação consiste em um trabalho que visa desenvolver as oportunidades para que cada um venha a ser uma pessoa em toda a sua plenitude, apoiando-se nos recursos da pessoa, mediante a consideração de suas necessidades e fraquezas, suas forças e esperanças. 
- Todas as afirmativas estão CORRETAS.

Recursos Educacionais Especiais: Segundo Zacharias (s/d, s/p) é de extrema importância que sejam consideradas primeiramente todas as possibilidades de utilização da escola comum, como um recurso integrado com outras formas de atendimento que o aluno tenha necessidade. Com base nisso, estabeleça a relação entre as duas colunas, e marque a alternativa correta: 
1 – Ensino Itinerante 
2 – Sala de Recursos 
3 – Classe Especial 
4 – Escola Especial ou Educação Especial. 

A – Instalada em escola comum, caracteriza-se pelo agrupamento de alunos classificados como da mesma categoria de excepcionalidade. 
B – É aquela que foi organizada para atender específica e exclusivamente a alunos excepcionais. 
C – É uma sala que conta com materiais e equipamentos especiais, na qual o professor especializado, fixo na escola, auxilia os alunos nos aspectos específicos em que precisam de ajuda para manterem- se na classe comum. 
D – Prestação de serviços, por um professor especializado, que visita várias escolas comuns que recebem alunos excepcionais. 
- 1-D, 2-C, 3-A, 4-B 

A inclusão pressupõe ações articuladas de diferentes áreas, bem como de romper com a cultura de exclusão e instituir políticas públicas que permitam ao sujeito o exercício pleno de cidadania. Portanto, para se garantir o direito de “Educação para Todos” exige-se: 
- Alterações complexas tanto nas políticas públicas e sociais, quanto na própria concepção presente no imaginário social e na cultura escolar a respeito destes alunos [necessidades educativas especiais].

Quando se fala na inclusão de alunos portadores de necessidades especiais em salas de aula regulares, na escola pública, duas constatações se fazem sentir, expressadas pela maioria do professorado. Marque a alternativa que corresponde a essas constatações: 
- ignorância e preconceito 

Para Silva (2006, s/p) a aprendizagem e a construção do conhecimento são processos naturais e espontâneos do ser humano que desde muito cedo aprende a mamar, falar, andar, pensar, garantindo assim, a sua sobrevivência. De acordo com esse autor, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: 
(  ) Com aproximadamente três anos, as crianças são capazes de construir as primeiras hipóteses e já começam a questionar sobre a existência. 
(  ) A aprendizagem escolar também é considerada um processo natural,  que  resulta de uma complexa atividade mental, na qual o pensamento, a percepção, as emoções, a memória, a motricidade e os conhecimentos prévios estão envolvidos e onde a criança deva sentir o prazer em aprender. 
(  ) A aprendizagem normal dá-se de forma integrada no aluno (aprendente), no seu pensar, sentir, falar e agir. 
(  ) A escola é o primeiro lugar que a criança frequenta fora de seu círculo familiar e a maneira como ela é tratada lá pode marcar toda a sua vida. 
- V, V, F, F.

Os primeiros ensinantes das crianças são os pais, com eles aprendem-se as primeiras interações e ao longo do desenvolvimento, aperfeiçoa. É preciso uma dinâmica familiar saudável, uma relação positiva de cooperação, de alegria e motivação. Dentre as alternativas abaixo, marque a opção que NÃO corresponde a uma dica importante para os pais, na educação de seus filhos: 
- Fazer as atividades escolares para os filhos; 

Sigmund Freud (1856-1939) defendeu que educar é da ordem das coisas impossíveis. O que este autor quis dizer com essa colocação: 
- O aluno nunca corresponderá totalmente às expectativas de quem ensina. 

Uma das funções da escola é possibilitar à criança perceber-se de maneira diferente da qual é reconhecida na estrutura familiar. Nesse sentido, ela tem a obrigação de exercer uma função no processo de aprendizagem das crianças. Dentre as alternativas abaixo, marque a opção que corresponda uma função importante nesse processo: 
- função libertadora

O orientador educacional tem funções importantes na escola. Com base nisso julgue os itens abaixo, e assinale a alternativa correta. 
I – Uma das funções do orientador educacional é observar os detalhes do cotidiano escolar e descobrir se ocorrem situações em que as crianças com deficiência ou necessidades especiais de aprendizagem estejam sendo rotuladas, intencionalmente ou não. 
II – Oferecer permanentemente à equipe pedagógica e a todos os funcionários, que também são educadores, as informações necessárias para que possam exercer o papel de agentes da socialização desses alunos e assegurar que as condições de aprendizagem de todos estejam garantidas. 
III – Disponibilizar materiais para auxiliar na aprendizagem. 
- Estão corretas as afirmativas I e II.

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