História e Fundamentos dos Estudos Sobre o Autismo

Complete 
Em ________, o psiquiatra suíço Plouller utilizou o termo autismo pela primeira vez ao descrever o isolamento frequente em alguns de seus pacientes. 
- 1906.

Sobre a educação inclusiva, marque a alternativa correta; 
- A educação inclusiva trata-se de uma educação em que a escola adapta-se ao indivíduo que se busca incluir e não o contrário. Isso deve ficar bem claro para a sociedade em que a escola esteja inserida. 

Complete; _________descreveu crianças muito capazes quando ________descreveu as crianças que eram severamente afetadas. Suas opiniões permaneceram úteis para médicos para as próximas três décadas. 
-  Asperger e Kanner.

Marque V para as alternativas corretas e F para as alternativas falsas: 
(  ) No Brasil, por diferentes motivos, as iniciativas governamentais propriamente direcionadas ao acolhimento das pessoas com diagnóstico de autismo desenvolveram se de maneira avançada. 
(  ) O autismo tem sido tema de importantes debates, tanto em âmbito nacional quanto global 
(  ) O primeiro grupo organizado de pais a surgir no Brasil foi o da Associação dos Amigos dos Autistas de São Paulo, a AMA-SP, em 1983. O objetivo básico era fomentar a busca de conhecimento e troca de experiências sobre o autismo, em um período anterior à criação do SUS, no qual o Estado brasileiro não provia nenhuma estratégia para o acolhimento de crianças e adolescentes com sofrimento mental, tal como o autismo. 
(  ) A construção de uma rede de atenção para crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, integrada à saúde mental no SUS, só foi proposta e iniciada a partir da I Conferência Nacional de Saúde Mental, em 2001, tendo como ponto estratégico a implantação de Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), a partir da portaria ministerial nº 336/02. 
- F, V, V, F.

Complete; 
Em ______ Eugen Bleuler usou o termo autismo para descrever um paciente esquizofrénico que se retirasse em seu próprio mundo. A palavra grega “autós” significou que o auto e a palavra “autismo” estiveram usados por Bleuler para significar a auto-admiração mórbido e a retirada dentro do auto. 
- 1908.

A inclusão nas escolas de ensino regular pode ser útil tanto para os alunos com necessidades educacionais especiais quanto, para os ditos “normais”, desde os alunos até o corpo docente e administrativo da escola, pois a mesma traz consigo o resgate dos valores e o respeito pela diferença, pois; A inclusão traz benefício a todos, pois podem desenvolver solidariedade, respeito às diferenças e cooperação uns para com os outros. 
- A primeira frase é verdadeira e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Marque a alternativa certa: 
Incluir é aceitar integralmente e incondicionalmente as diferenças de todos, em uma valorização do ser enquanto semelhante a nós com igualdade de direitos e oportunidades. É mais do que desenvolver comportamentos, é uma questão de consciencialização e de atitudes. 

Sobre o atendimento educacional especializado na escola inclusiva, é correto afirmar que: 
- Partindo do ponto da realidade individual de cada aluno autista, para que haja o processo inclusivo escolar contínuo, é necessário o desenvolvimento do trabalho da sala de recursos, tal atendimento nas salas de recursos deve ser oferecido em horário contrário da sala regular. 

Sobre a formação do docente para a escola inclusiva,afirma-se que: 
Para que a inclusão seja de fato uma realidade na escola é necessário à formação, preparo e dedicação dos docentes. Desse modo, afirma-se que, a formação dos professores para atuação do trabalho com a diversidade é de grande importância, pois é essencial para a inclusão efetiva.

Sobre a participação da família com a escola, responda: 
- É preciso união entre todos os envolvidos com a criança autista para obter-se o máximo de resultados positivos possíveis, pois do contrário pode-se acabar prejudicando a mesma.

Comentários