Em ________, o psiquiatra suíço Plouller utilizou o termo autismo pela primeira vez ao descrever o isolamento frequente em alguns de seus pacientes.
- 1906.
Sobre a educação inclusiva, marque a alternativa correta;
- A educação inclusiva trata-se de uma educação em que a escola adapta-se ao indivíduo que se busca incluir e não o contrário. Isso deve ficar bem claro para a sociedade em que a escola esteja inserida.
Complete; _________descreveu crianças muito capazes quando ________descreveu as crianças que eram severamente afetadas. Suas opiniões permaneceram úteis para médicos para as próximas três décadas.
- Asperger e Kanner.
Marque V para as alternativas corretas e F para as alternativas falsas:
( ) No Brasil, por diferentes motivos, as iniciativas governamentais propriamente direcionadas ao acolhimento das pessoas com diagnóstico de autismo desenvolveram se de maneira avançada.
( ) O autismo tem sido tema de importantes debates, tanto em âmbito nacional quanto global
( ) O primeiro grupo organizado de pais a surgir no Brasil foi o da Associação dos Amigos dos Autistas de São Paulo, a AMA-SP, em 1983. O objetivo básico era fomentar a busca de conhecimento e troca de experiências sobre o autismo, em um período anterior à criação do SUS, no qual o Estado brasileiro não provia nenhuma estratégia para o acolhimento de crianças e adolescentes com sofrimento mental, tal como o autismo.
( ) A construção de uma rede de atenção para crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, integrada à saúde mental no SUS, só foi proposta e iniciada a partir da I Conferência Nacional de Saúde Mental, em 2001, tendo como ponto estratégico a implantação de Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), a partir da portaria ministerial nº 336/02.
- F, V, V, F.
Complete;
Em ______ Eugen Bleuler usou o termo autismo para descrever um paciente esquizofrénico que se retirasse em seu próprio mundo. A palavra grega “autós” significou que o auto e a palavra “autismo” estiveram usados por Bleuler para significar a auto-admiração mórbido e a retirada dentro do auto.
- 1908.
A inclusão nas escolas de ensino regular pode ser útil tanto para os alunos com necessidades educacionais especiais quanto, para os ditos “normais”, desde os alunos até o corpo docente e administrativo da escola, pois a mesma traz consigo o resgate dos valores e o respeito pela diferença, pois; A inclusão traz benefício a todos, pois podem desenvolver solidariedade, respeito às diferenças e cooperação uns para com os outros.
- A primeira frase é verdadeira e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Marque a alternativa certa:
Incluir é aceitar integralmente e incondicionalmente as diferenças de todos, em uma valorização do ser enquanto semelhante a nós com igualdade de direitos e oportunidades. É mais do que desenvolver comportamentos, é uma questão de consciencialização e de atitudes.
Sobre o atendimento educacional especializado na escola inclusiva, é correto afirmar que:
- Partindo do ponto da realidade individual de cada aluno autista, para que haja o processo inclusivo escolar contínuo, é necessário o desenvolvimento do trabalho da sala de recursos, tal atendimento nas salas de recursos deve ser oferecido em horário contrário da sala regular.
Sobre a formação do docente para a escola inclusiva,afirma-se que:
Para que a inclusão seja de fato uma realidade na escola é necessário à formação, preparo e dedicação dos docentes. Desse modo, afirma-se que, a formação dos professores para atuação do trabalho com a diversidade é de grande importância, pois é essencial para a inclusão efetiva.
Sobre a participação da família com a escola, responda:
- É preciso união entre todos os envolvidos com a criança autista para obter-se o máximo de resultados positivos possíveis, pois do contrário pode-se acabar prejudicando a mesma.
Comentários
Postar um comentário