Legislação e Políticas para Educação Inclusiva e Especial

Marque a opção de acordo com o texto da apostila: Pode se afirmar que em relação à acessibilidade do aluno especial na escola, deve se levar em consideração que: 
- (...) A acessibilidade deve ser assegurada mediante a eliminação de barreiras arquitetônicas, urbanísticas, na edificação – incluindo instalações, equipamentos e mobiliários – e nos transportes escolares, bem como as barreiras nas comunicações e informações. 

Marque a opção correta conforme o texto da apostila que em relação à organização do sistema de ensino, pode se afirmar que: 
- (...) Os sistemas de ensino devem organizar as condições de acesso aos espaços, aos recursos pedagógicos e à comunicação que favoreçam a promoção da aprendizagem e a valorização das diferenças, de forma a atender as necessidades educacionais de todos os estudantes.  

Com base nos textos da apostila, pode se afirmar que para assegurar a intersetorialidade na implementação das políticas públicas a formação deve contemplar: 
- (...) Conhecimentos de gestão de sistema educacional inclusivo.

Marque a opção correta: Na educação especial, o professor deve: 
- (...) Ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área.

Conforme foi abordado em um dos capítulos desta apostila, pode se afirmar que a Educação especial condiciona ao professor: 
- (...) A sua atuação no atendimento educacional especializado, aprofunda o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular, nas salas de recursos, nos centros de atendimento educacional especializado, nos núcleos de acessibilidade das instituições de educação superior, nas classes hospitalares e nos ambientes domiciliares, para a oferta dos serviços e recursos de educação especial.

Com base nos textos extraídos da apostila, pode se afirmar que por muito tempo perdurou o seguinte ENTENDIMENTO: 
- (...) De que a educação especial, organizada de forma paralela à educação comum, seria a forma mais apropriada para o atendimento de estudantes que apresentavam deficiência ou que não se adequassem à estrutura rígida dos sistemas de ensino. 

Dentro do que foi abordado na apostila, pode se afirmar que o Lúdico proporciona: 
- (...) O acesso às formas diferenciadas de comunicação, a riqueza de estímulos nos aspectos físicos, emocionais, cognitivos, psicomotores e sociais e a convivência com as diferenças favorecem as relações interpessoais, o respeito e a valorização da criança.

Com base nos dados extraídos da apostila, pode se afirmar que a Educação especial é: 
- (...) Uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

Marque a opção que está de acordo com o texto: 
- (...) O desenvolvimento de estudos no campo da educação e dos direitos humanos vêm modificando os conceitos, a legislação, as práticas educacionais e de gestão, indicando a necessidade de se promover uma reestruturação das escolas de ensino regular e da educação especial. 

De acordo com os dados extraídos da apostila, pode se afirmar que: 
- (...) Em 2013, das 104.000 escolas com matrículas de estudantes público alvo da educação especial, 24% possuem acessibilidade arquitetônica. 

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