Refletir sobre a prática para transformá-la e realizar as mediações necessárias para implementar essas mudanças são ações próprias de um enfoque dialético de planejamento de ensino.
(v)
A necessidade de adequações nas ações previstas nas diferentes etapas justifica a importância da flexibilidade como característica essencial de um planejamento de ensino.
(V)
A igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola e a garantia do padrão de qualidade são princípios orientadores do ensino brasileiro previstos na LDB.
(V)
O ensino deve ser ministrado com base, entre outros princípios, no princípio da igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
(V)
Acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), julgue o item seguinte:
De acordo com a orientação proposta nos PCNs quanto ao papel do professor no processo de aprendizagem, a intervenção do professor subordina-se à participação do aluno.
(F)
Considerando as dimensões do processo educacional, analise as definições abaixo:
Constitui-se em uma mediação teórico-metodológica para ação.
Diz respeito a procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar.
Não é apenas algo que se faz antes de agir, mas é também agir em função daquilo que se pensa.
De acordo com Vasconcellos (2000), tais definições correspondem à seguinte dimensão do processo:
- Planejamento.
A pedagoga Júlia vem coordenando a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola os quais têm expressado as orientações gerais que devem nortear o currículo escolar e a elaboração do plano de ensino o qual deve conter:
- A previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para o ano letivo ou semestre.
Para que uma atividade seja caracterizada como estudo do meio, segundo os PCNs, é necessária a:
- Presença de uma metodologia específica de trabalho, com pesquisa e organização de novos conhecimentos.
Considerando que a literatura pedagógica nos apresenta os seguintes tipos de currículo existentes: prescrito ou formal, oculto e real, analise as afirmativas com relação aos tipos de currículo e assinale a única que não representa uma ação do currículo oculto.
- Utilização da proposta pedagógica da escola.
A Base Nacional Comum Curricular, que está sendo discutida pela sociedade na atualidade, faz referência:
- Ao conjunto de conhecimentos essenciais a que todo estudante brasileiro deve ter acesso.
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