Psicologia da Educação

Julgue o item a seguir: 
De acordo com Maluf, (2009) a atividade lúdica como prática indispensável nas classes infantis, pois permite às crianças a aquisição de novos conhecimentos de forma natural e agradável, promovendo o bem-estar psicológico e trazendo benefícios como: assimilação de valores, aquisição de comportamentos, desenvolvimento de diversas áreas do conhecimento, aprimoramento de habilidades e principalmente a socialização. 
(V) 

Nas fases do desenvolvimento humano, a primeira infância é a fase que vai do nascimento até os primeiros três anos de idade. O crescimento mais visível do corpo ocorre no primeiro ano, embora esse crescimento continue rápido até a criança completar os 3 anos de vida. 
(V) 

Segundo Papalia e Feldman (2013), de acordo com a teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson, é na primeira infância que as crianças vivenciam o seu quarto estágio, o Estágio da Diligência Versus Inferioridade. 
(F)

A aprendizagem pode ser entendida como uma alteração no estado interno do indivíduo, que é deduzida a partir de uma melhoria relativamente duradoura no desempenho, decorrente da prática. 
(V)

O desenvolvimento motor possibilita crianças da idade escolar participem de diversas atividades, as diferenças nas habilidades motoras entre meninos e meninas aumentam na puberdade, principalmente devido à maior dos meninos e das expectativas e experiências culturais. 
(V) 

As instituições desempenham um papel importante para o desenvolvimento da personalidade dos indivíduos. Sobre essa relação, é correto afirmar que: 
- O indivíduo é influenciado pela dinâmica institucional e deposita uma parcela de sua personalidade nas redes institucionais que participa. 

Segundo a teoria da aprendizagem social, as pessoas desenvolvem expectativas quanto à sua capacidade para se comportar de determinada maneira e à probabilidade de que tal comportamento resulte em: 
- Retribuição. 

Foi o teórico responsável pela criação de um campo de investigação que denominou epistemologia genética – isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. 
- Piaget. 

Qual dos autores abaixo compreende a aprendizagem como um processo de participação variável dos sujeitos nas atividades socioculturais e considera a participação orientada/guiada como conceito central de sua teoria? 
- Barbara Rogoff. 

Os conceitos de Assimilação e Acomodação foram contribuições de qual teórico? 
- Jean Piaget.

Comentários